16 março 2007

Projecto Educação

Este fim-de-semana, como não tinha nada para fazer além de estudar para a frequência que tenho na próxima 2ª, vou participar na acção de formação para o Projecto Educação, organizado pela rede ex aequo. E o que é o Projecto Educação?!?

"É um projecto está a ser desenvolvido para fazer frente à desinformação e discriminação ainda vigente no campo da Educação em Portugal em relação a este tema, que resultam na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia-a-dia dos jovens LGBT ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é em muitos destes jovens a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas tal como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa. Estas situações só podem ser contrariadas através da criação de ambientes positivos, abertos e tolerantes em relação às pessoas LGBT e de uma educação para a cidadania e os direitos humanos no campo da orientação sexual e identidade de género."

Estou com medo, confesso...não me sinto à altura e sei que durante estes dias serei eu a diferente, o que não deixa e ser bom pois passarei a compreender ainda melhor o que é ser tratado como alguém diferente. Sempre que participamos em algo novo temos medo...mas neste caso tenho também a certeza que no Domingo serei uma pessoa diferente ;D

1 comentário:

José Carrancudo disse...

Publicamos recentemente uma análise que identifica as principais razões da crise educativa em Portugal, e indica o caminho à saída. Esperemos que o Governo saiba ouvir a voz da Razão, abdicando de métodos de ensino cientificamente inválidos, praticados nos últimos 20 anos.